Page Title
O menino que foi morar dentro da televisão
Livro infantil: O menino que foi morar dentro da televisão
O Menino que foi morar dentro da televisão é o meu primeiro livro, publicado de forma independente em outubro de 2021.
Essa é uma história que nasceu na minha própria casa, como uma ferramenta para lidar com o desafio da gestão do tempo de tela, bastante potencializado pelo período de isolamento social. A criação da narrativa foi uma maneira lúdica que encontrei para tentar sensibilizar o meu filho de 5 anos, que adora telas, sobre a importância do equilíbrio no uso de eletrônicos”.
Trata-se de um tema bastante atual e relevante, tendo em vista que a medicina já associou o uso prolongado de telas à impactos negativos no desenvolvimento infantil. Ao mesmo tempo, a pandemia ampliou o tempo de exposição das crianças, desafiando os pais a encontrarem uma maneira saudável de moderar o uso.
E a história vai além. Trazendo conceitos filosóficos, o livro busca despertar nas crianças e nos adultos relevantes reflexões sobre a importância do equilíbrio como forma de alcançar uma vida virtuosa, aproximando-se, assim, da felicidade em seu conceito mais amplo, como definido por Aristóteles.
Sim! Essa é uma história infantil com conceitos de filosofia. Acredito que às vezes subestimamos a capacidade de compreensão de nossas crianças, mas tenho certeza que elas estão prontas para entender as lições de Aristóteles, que define o equilíbrio como o caminho para uma vida mais saudável e feliz.
O livro conta com ilustrações belíssimas da gaúcha Luíza Hickmann e é uma ferramenta e tanto para auxiliar cuidadores no controle do uso de telas.